São Paulo (11) 2500
CLIQUE
3029
Ligar
Contato

Tratamento de reprodução assistida é coberto pelo SUS, mas não pelos planos de saúde

04 de outubro / 2017
Direito nas Áreas Médica e de Saúde

Idade, problemas genéticos e doenças adquiridas ao longo dos anos são fatores que podem inibir a capacidade de homens e mulheres para conceber um filho por meio de relação sexual, tornando-os inférteis.

Infertilidade é uma doença e seu tratamento, na maioria das vezes, não objetiva a cura da patologia, mas sim possibilitar que o paciente seja capaz de ter filhos por outras vias.

O fato, por exemplo, de um homem ter problemas com o transporte dos espermatozoides o impede de gerar filhos naturalmente. Ao invés de tratar o problema que causa essa deficiência no transporte, a medicina opta por prover meios alternativos para levar o espermatozoide até o óvulo e, igualmente, possibilitar a fecundação.

Esses meios alternativos são chamados de técnicas de reprodução assistida, tais como a fertilização in vitro e a inseminação intrauterina.

O problema é que esses tratamentos podem ser onerosos o suficiente para frustrar o sonho da concepção. E aí começam as dificuldades de quem não pode arcar com o custo desses tratamentos.

Métodos conceptivos no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente tratamentos de reprodução assistida, tais como a fertilização in vitro, inseminação intrauterina, indução da ovulação, coito programado e injeção intracitoplasmática de espermatozoide, entre outros.

O processo para conseguir uma vaga, no entanto, pode levar anos e exige muita dedicação dos interessados, até porque pode ser necessária mais de uma tentativa e existem somente nove hospitais na rede pública capacitados para oferecer o serviço, localizados apenas nos Estados de São Paulo (3), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (2), Pernambuco (1), Rio Grande do Norte (1) e no Distrito Federal (1).

Para buscar o atendimento, o paciente deverá ir primeiro ao posto de saúde (AMA ou AMES) para, então, ser encaminhado a um centro de tratamento da infertilidade e deverá, também, preencher os requisitos exigidos em cada um desses centros, tais como limite de idade, número de cesárias já realizadas, não ser portador(a) de algumas doenças crônicas, entre outros.

Apesar de o tratamento ser gratuito, alguns medicamentos de alto custo podem não ser fornecidos pelo SUS e, portanto, é importante que os interessados busquem informações sobre despesas não cobertas logo na primeira consulta.

Planos de Saúde

Esse é um dos raros casos de tratamento médico que é coberto pelo SUS, mas não pelos planos de saúde.

A Lei que regulamenta os planos de saúde prevê a exclusão de cobertura para o tratamento de inseminação artificial e, ao mesmo tempo, de forma contraditória, determina a cobertura do atendimento nos casos de “planejamento familiar”, este tido como o “…conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal[i].

Até meados de 2016, era majoritário o entendimento do Poder Judiciário em favor do consumidor. De acordo com essas decisões, o planejamento familiar é assegurado pela Constituição e, tendo a Lei dos planos de saúde estabelecido que “É obrigatória a cobertura do atendimento nos casos de planejamento familiar”[ii], a exclusão das técnicas de reprodução assistida representa cláusula abusiva que, por consequência, deve ser declarada nula.

Há cerca de um ano, porém, o Poder Judiciário vem reformulando esse entendimento, tornando-o desfavorável ao consumidor. Em uma rápida pesquisa de decisões judiciais mais recentes, é possível identificar situações idênticas em que os pedidos ora são julgados procedentes e ora improcedentes, não sendo possível afirmar, nesse momento, qual é o entendimento jurisprudencial majoritário.

Fato é que, mesmo sem ter havido nenhuma alteração legislativa, houve um aumento exponencial de decisões judiciais que seguem a tendência de validar a cláusula contratual de exclusão de cobertura para tratamentos de reprodução assistida.

É o Poder Judiciário combatendo a judicialização da saúde por vias transversas.

As repetidas condenações não foram suficientes para que as operadoras alterassem os contratos e passassem a cobrir o procedimento sem a necessidade de o consumidor ajuizar uma ação judicial e, para conter a judicialização dessa causa, a solução do Poder Judiciário parece ter sido a de mudar o entendimento, de forma a tornar válido o que outrora era abusivo e, do mesmo modo, inibir o ajuizamento de novas ações.

[i] Lei n. 9.263/96, artigo 2º

[ii] Lei n. 9.656/98, artigo 35-C, caput e inciso III

Tags:

advogada especialista em planos de saúde fertilização in vitro inseminação artificial inseminação intrauterina reprodução assistida
Deixe o seu Comentário
Compartilhe
Rodrigo Araújo
Ver Perfil Mais Artigos Fale com o Advogado
67
Comentário(s)
Adriana
15 de agosto, 2023
Olá sou do Rio de Janeiro e tenho 35 anos. É possível resolver tudo on-line e ir até a no local somente para para fazer a inserminaçao? Não tenho condições de ir direto e me hospedar em outro estado
AJ Advogados
15 de agosto, 2023

Olá Sra. Adriana, bom dia.
Não sabemos essa resposta, pois aqui é um escritório de advocacia.
A senhora vai ter que direcionar sua pergunta para quem presta esse serviço.
Atenciosamente,

Adriano Lopes Ferreira
18 de novembro, 2022
Bom dia! Meu nome Adriano O meu Sonho e da minha esposa é ter filho. mais nós não temos condições para pagar tratamento de fertilização. como posso fazer esse tratamento esse tratamento pelo SUS ?
AJ Advogados
18 de novembro, 2022
Olá Sr. Adriano, O primeiro passo é agendar uma consulta no posto de atendimento do SUS. Lá o senhor e sua esposa serão orientados a respeito das demais etapas e procedimentos. Att.
Joelma Rodrigues
13 de novembro, 2022
Olá meu nome é Joelma Rodrigues moro em Rondônia tenho 35 anos fui laqueada e fiz a reversão mas até agora não consegui engravidar quero fazer uma inseminação
AJ Advogados
16 de novembro, 2022
Olá Sra. Joelma Rodrigues, A senhora deve procurar atendimento em um posto de saúde. Atenciosamente,
Patrícia De Souza Moreira
28 de março, 2022
Vou ter minha primeira consulta na clínica de fertilidade fui chamada, porém li que cada clínica tem seus critérios para aprovar o tratamento.com quantas cesária é provável para os critérios e idade.tenho 37anos.sou laqueada.a nove anos.
AJ Advogados
01 de abril, 2022
Olá Sra. Patrícia. A senhora terá mesmo que verificar isso com a clínica que a chamou. Atenciosamente,
Elias
27 de março, 2022
Boa tarde! Tenho uma pergunta, sou homossexual e meu sonho é ter um filho(a), gostaria de mas informações sobre o processo a ser trajado nesse procedimento, tenho até uma amiga que vai entra nessa comigo, ela vai se a minha barriga solidária.
AJ Advogados
04 de abril, 2022
Olá Sr. Elias Saraiva. No Brasil, a barriga solidária é permitida pelo Conselho de Medicina sem a previa autorização quando é realizada por membros da família do casal, com parentesco consanguíneo de até o 4º grau, ou seja, filhas, mães, avós, irmã, tias, sobrinhas e primas. A cedente do útero deverá ter pelo menos um filho vivo. Em relação a sua amiga, será necessário solicitar a autorização ao Conselho Federal de Medicina, a fim de demonstrar a inexistência de caráter comercial. Caso o conselho não autorize a barriga solidária é cabível a propositura de uma ação judicial. Se a sua intenção é ter um filho com o seu patrimônio genético, além da doadora de útero o senhor deverá recorrer a doação de óvulos. O seu material genético será fecundado em laboratório com o óvulo da doadora. O embrião que será colocado na barriga solidária é feito por meio de uma fertilização in vitro (FIV) e será transferido para a doadora do útero. A doadora do útero deve ter no máximo 50 anos de idade e condições de saúde atestadas por exames médicos, além de passar por avaliação psicológica. Esclareço, ainda, que será necessário elaborar um contrato entre o casal e a cedente do útero para não haver disputa parental, bem como definir quem vai arcar com as despesas do parto, do plano de saúde, da fertilização in vitro (FIV), compromisso de registro civil da criança pelo pai biológico e a aprovação por escrito do cônjuge ou companheiro no caso de a cedente/mulher da barriga solidária ser casada ou viver em uma união estável. Essa documentação deve ser providenciada durante a gestação. Caso necessite de informações adicionais, por favor, entrar em contato como o nosso escritório e agendar uma reunião. Atenciosamente,
AJ Advogados
04 de abril, 2022
Olá Sr. Elias. No Brasil, a barriga solidária é permitida pelo Conselho de Medicina sem a previa autorização quando é realizada por membros da família do casal, com parentesco consanguíneo de até o 4º grau, ou seja, filhas, mães, avós, irmã, tias, sobrinhas e primas. A cedente do útero deverá ter pelo menos um filho vivo. Em relação a sua amiga, será necessário solicitar a autorização ao Conselho Federal de Medicina, a fim de demonstrar a inexistência de caráter comercial. Caso o conselho não autorize a barriga solidária é cabível a propositura de uma ação judicial. Se a sua intenção é ter um filho com o seu patrimônio genético, além da doadora de útero o senhor deverá recorrer a doação de óvulos. O seu material genético será fecundado em laboratório com o óvulo da doadora. O embrião que será colocado na barriga solidária é feito por meio de uma fertilização in vitro (FIV) e será transferido para a doadora do útero. A doadora do útero deve ter no máximo 50 anos de idade e condições de saúde atestadas por exames médicos, além de passar por avaliação psicológica. Esclareço, ainda, que será necessário elaborar um contrato entre o casal e a cedente do útero para não haver disputa parental, bem como definir quem vai arcar com as despesas do parto, do plano de saúde, da fertilização in vitro (FIV), compromisso de registro civil da criança pelo pai biológico e a aprovação por escrito do cônjuge ou companheiro no caso de a cedente/mulher da barriga solidária ser casada ou viver em uma união estável. Essa documentação deve ser providenciada durante a gestação. Caso necessite de informações adicionais, por favor, entrar em contato como o nosso escritório e agendar uma reunião. Atenciosamente,
Gislaine
17 de janeiro, 2022
Boa noite meu nome é Gislaine tenho 33 anos e o meu médico do posto saúde me direcionou para o tratamento, mas segundo a enfermeira responsável demora muito pra sai uma vaga, gostaria de saber quanto tempo demora para ser chamada e começar o tratamento, já tenho 33 e não óvulo regulamente e meu sonho é ser mãe
AJ Advogados
19 de janeiro, 2022
Boa tarde Sra. Gislaine. Podemos lhe ajudar apenas com dúvidas jurídicas. Dúvidas a respeito do tempo de espera para início do tratamento devem ser direcionadas diretamente ao posto de atendimento do SUS.
AJ Advogados
19 de janeiro, 2022
Olá Sra. Gislaine. Podemos lhe ajudar apenas com dúvidas jurídicas. Dúvidas a respeito do tempo de espera para início do tratamento devem ser direcionadas diretamente ao posto de atendimento do SUS.
Aline
04 de dezembro, 2021
tenho 35 anos gostaria muito de ter um filho já vem tentando há 8 anos
AJ Advogados
06 de dezembro, 2021
Olá Sra. Aline. E qual é a sua dúvida?
Débora
01 de dezembro, 2021
Oi Boa tarde! Tudo bem? Gostaria de saber sobre a respeito dos tratamentos pelo SUS, tenho 29 anos eu meu parceiro não conseguimos ter filho. Fui procurar tratamento para fazer Custo são altos como devo me proceder pelo SUS? obrigada!
AJ Advogados
02 de dezembro, 2021
Olá Sra. Débora. Aqui podemos lhe ajudar apenas com dúvidas jurídicas. Para saber do tratamento de reprodução assistida pelo SUS, é necessário agendar uma consulta no posto de saúde (UBS). Att.
Raquel Flores
20 de novembro, 2021
Boa noite! Eu sou lésbica e gostaria de saber como faço para a inseminação artificil. Como proceder, onde procurar. Já tenho 31 anos, eu e minha namorada gostaríamos de começar a colocar em prática, mas devido eu ser leiga no assunto, gostaria de obter todas as informações possíveis.
AJ Advogados
24 de novembro, 2021
Olá Sra. Raquel. Aqui podemos lhe ajudar apenas com as dúvidas jurídicas. Para saber a respeito do procedimento em si, é necessário consultar um médico especialista e para saber como procurar pelo serviço no SUS, a senhora deve agendar uma consulta em qualquer posto de atendimento (UBS). Att.
Rosangela Reis
16 de novembro, 2021
Olá tenho 48 anos sou operada a 13 anos e estou no meu 3 casamento e meu marido tem 26 ando e não tem filhos queria muito poder dar esses presente a ele tenho útero e ovários tenho 6 filhos todos cesária como faço
AJ Advogados
24 de novembro, 2021
Olá Sra. Rosângela. Aqui podemos ajudá-la apenas com dúvidas jurídicas. Para saber como é o procedimento para conseguir o atendimento no SUS, a senhora deve procurar um posto de atendimento do SUS (UBS). Att.
Rosimeire de Oliveira Sousa
29 de setembro, 2021
Ooee Chamo Rosimeire tenho 28 anos Eu tive duas gravidez ectópica A primeira a 2 anos perdi o ovário direito e agora a uma semana perdi o ovário esquerdo , gostaria de saber em qual dos procedimentos meu caso se encaixa ? E qual seria o próximo passo, após a recuperação da cirurgia ?
AJ Advogados
30 de setembro, 2021
Olá Sra. Rosimeire. Não entendemos qual é a sua dúvida. É uma dúvida médica ou jurídica? Se for jurídica, qual é exatamente a sua queixa e o que tipo de solução a senhora procura? Att.
Thais santos da silva
27 de setembro, 2021
Boa tarde eu queria saber como eu faço para fazer uma inseminação artificial pelo sus pois eu fiz a laquiadura e agora meu esposo quer ter outro filho
AJ Advogados
30 de setembro, 2021
Olá Sra. Thais. A senhora deve procurar um posto de saúde para fazer o primeiro atendimento e, lá, a senhora será orientada a respeito dos próximos passos. Att.
ELIELMA COSTA DA CONCEIÇÃO
20 de setembro, 2021
Quero fazer uma assimilação de graça pelo sus de São José de Ribamar como faço?
AJ Advogados
30 de setembro, 2021
Olá Sra. Elielma. Para fazer a inseminação artificial pelo SUS, o primeiro passo é agendar consulta no posto de saúde. Att.
Roza
09 de setembro, 2021
Boa tarde sou homossexual sou casada tenho um filho mas tem loucura em ter outro filho e queria tentar fazer inseminação como devo fazer queria uma
AJ Advogados
15 de setembro, 2021
Boa tarde Sra. Roza. A senhora deve procurar um posto de atendimento do SUS ou uma clínica particular especializada em reprodução assistida. Att.
Alessandra Sa Gomes
03 de setembro, 2021
Assunto: Pedido de tutela ao plano saúde BRB para cobertura de tratamento fertilização in vitro Eu 36 anos Cônjuge 34 anos 5 anos de tentativa Plano recusou o tratamento por 3 vezes Entramos fila SUS em 2016 Fizemos no HMIB 💟2 inseminaçôes IUU 2017 💟2 fertiliizaçôes in vitro 2019 e 2020 🔰Particular na clínica Verhum 1 Fertilização in vitro ( R$18.865,00) 2021 Sem sucesso🙌😞
Daiane
31 de agosto, 2021
Tenho 33 anos sou operada mas queria muito engravidar sem os ovários
AJ Advogados
02 de setembro, 2021
Olá Sra. Daiane. Para dúvidas médicas, a senhora deverá consultar um médico ou procurar um posto de saúde. Atenciosamente,
Jádila Araújo
29 de agosto, 2021
Boa tarde, tenho 34 anos tenho 2 filhas , estou em meu segundo relacionamento já faz 2 anos e meu esposo e eu queremos ter um filho ,só que ele tem 71 anos e baixa produção de espermas , tem tratamento pelo sus e qual seria?
AJ Advogados
02 de setembro, 2021
Olá Sra. Jádila. Aqui respondemos apenas a dúvidas jurídicas. Para saber se tem ou não tratamento médico para o problema relatado, a senhora deve consultar um médico ou procurar o posto de saúde. Atenciosamente,
sonia
29 de agosto, 2021
meu parceiro não pode ter filhos. qto custa inseminação artificial? vc pode nos ajudar? aguardo o contato de vcs
AJ Advogados
02 de setembro, 2021
Olá Sra. Sônia. Aqui respondemos apenas a dúvidas jurídicas. Para saber o custo de um determinado tratamento, a senhora tem que consultar uma clínica especializada nesse segmento. Atenciosamente,
Naiara leal
04 de agosto, 2021
Boa tarde ! Me chamo Naiara tenho 32 anos 2 filhos uma de 15 é um menino de 11 e sou operada . Estou casada a 9 anos vivo feliz , mas o meu maior sonho é ter mas um filho gostaria de saber o que devo fazer para conseguir pelo sus .
AJ Advogados
06 de agosto, 2021
Olá Sra. Naiara, A senhora deve procurar um posto de saúde. Atenciosamente,
Almir filho
13 de julho, 2021
Eu ñ faço filhos já casei 2x e agora no 3° casamento nunca consegui ser pai ainda Como faço para uma cirurgia se necessário ou um tratamento?
AJ Advogados
13 de julho, 2021
Olá Sr. Almir. O senhor deve procurar um posto de saúde do SUS para obter essas informações ou, se tiver plano de saúde, agendar uma consulta com um médico especialista.
Sueli Santos
29 de junho, 2021
Tenho 34 anos , meu sonho e grávida como posso fazer a fertilização particular
AJ Advogados
13 de julho, 2021
Olá Sra. Sueli. Procure um posto de saúde para obter essas informações. Att.
ROSENILDA SOUSA SANTA ROSA DOS SANTOS
27 de junho, 2021
OLA TUDO BEM ME CHAMO ROSENILDA SOU CASADA A 19 ANOS TEMOS DOIS FILHOS 17 E 13 ANOS MEU SONHO É TER UMA MENINA MAIS MEUS ESPOSO JA É OPERADO A 13 ANOS MAIS EU QUERO ENGRAVIDAR DE NOVO PRECISO DE AJUDA PRA TER OUTRO BEBÊ É O MEU SONHO COMO FAZ TEMPO QUE ELE OPEROU AS CHASSIS TALVEZ SERA POUCA ELE TEM 53 ANOS E EU 39 EU CHORO O TEMPI TODO POIS QUERIA TER MAIS FILHOS E NAO TENHO RECURSO PRA FAZER UMA ECIMINACAO NÃO SEI COMO ME PROCEDER SOBRE ISSO NAO SEI SE ELE AINDA TEM ESPERMAS VIVIOS POR FAVOR
AJ Advogados
13 de julho, 2021
Olá Sra. Rosenilda. Não ficou clara qual é a sua dúvida, mas se a senhora quer saber sobre procedimentos de reprodução assistida pelo SUS, deve então procurar um posto de saúde. Att.
Adriana josephina
29 de maio, 2021
Então tenho 39 anos, 3 inseminação artificial sem sucesso, foi indicado a FIV, porém sem orçamento pra essa sonho. Gostaria de saber como é o processo pelo sus e quanto tempo levaria, as chances de conseguir, uma vez tb q tô diminuindo as chances de engravidar cada mês q se passa.
AJ Advogados
02 de junho, 2021
Olá Sra. Adriana O ideal é que a senhora procure um posto de saúde do SUS para obter essas respostas. Atenciosamente,
Felipe
02 de março, 2021
Olá. Minha esposa recebeu o resultado de exames indicando que necessita de fertilização in vitro. Ela tem 31 anos, e por conta da idade e da baixa reserva ovariana, o procedimento tem que ser feito com urgência. Pelo SUS, é certo que vamos perder o prazo para ter sucesso na gravidez. Portanto gostaria de saber se tem possibilidade de estarmos pagando o valor da fertilização em clínica particular, depois revertendo esse valor do governo, uma vez que usaremos dinheiro emprestado para fertilização
AJ Advogados
03 de março, 2021
Não. Não há essa possibilidade, nem com ação judicial. A ação até pode ser ajuizada, mas a possibilidade de sucesso é abaixo de remota.
Andressa
28 de fevereiro, 2021
Olá, meu nome é Andressa, sou casada com uma mulher e temos o sonho de aumentar nossa família, porém temos a dúvida sobre o registro do nosso bebê, gostaríamos muito de saber se um casal homoafetivo já consegue resgistrar um bebê com os sobrenomes das duas mães?
AJ Advogados
01 de março, 2021
Boa tarde Sra. Andressa. Desde 2018, não há mais no registro de nascimento os campos pai e mãe. Agora consta apenas "filiação" Se o bebê de vocês for gerado por meio de reprodução assistida (fertilização in vitro, por exemplo), não haverá nenhuma dificuldade para registrar a criança no nome de vocês duas e vocês poderão escolher o nome e sobrenome que julgarem adequado. Atenciosamente,
Karen
24 de fevereiro, 2021
Olá, meu nome é Karen e da minha esposa Nayara, gostaria de saber se no caso homoafetivo há disponibilidade de se fazer uma reprodução assistida e por onde começamos!?
AJ Advogados
25 de fevereiro, 2021
Olá Sra. Karen. Não há nenhuma distinção entre casais heterossexuais ou homoafetivos no que concerne ao direito ao tratamento de reprodução assistida. A senhora e sua esposa, portanto, devem observar o mesmo roteiro dos demais interessados, que começa a partir de um posto de saúde para, então, ser encaminhada para um dos centros de reprodução assistida. Atenciosamente,
Michelle Silva
20 de outubro, 2020
Tenho 41 anos e tenho um plano de saúde gostaria de saber como devo entrar com o processo para cobrir o tratamento?
AJ Advogados
21 de outubro, 2020
O primeiro passo é a senhora tentar administrativamente o tratamento. Se for negado e a negativa for abusiva, surgirá então para a senhora o direito de procurar a tutela do Poder Judiciário. Att.
Gabriela carraro
23 de setembro, 2020
Queria saber se é possível fazer a inseminação com um custo bem reduzido pois é nosso sonho ter nosso filho mais o custo é fora da nossa caixinha de realidade
AJ Advogados
23 de setembro, 2020
Olá Sra. Gabriela. Aqui podemos lhe auxiliar apenas com dúvidas jurídicas. Não temos informações sobre custo de nenhum tipo de procedimento.
Vanessa
22 de setembro, 2020
Tenho 30 anos, fiz laqueadura,hiv positivo com carga viral zerada tenho duas Cesariana e queria engravidar.
AJ Advogados
23 de setembro, 2020
Olá Sra. Vanessa. Agradecemos o seu comentário. A senhora tem alguma dúvida de ordem jurídica?
Marleide Abreu dos santos
22 de setembro, 2020
Olá, tenho 35 anos e nunca conseguir engravidar Tenho cisto no ovário esquerdo e estou com um mioma de 5cm qual as chances de conseguir pela rede pública?
AJ Advogados
23 de setembro, 2020
Olá Sra. Marleide. Aqui não avaliamos as chances de o paciente conseguir ou não algum tipo de tratamento pelo SUS. O que podemos avaliar é a chance de sucesso de uma ação judicial para conseguir esse tratamento e desde que tenhamos acesso a toda a documentação relacionada ao caso. A senhora já procurou o atendimento no SUS? Se ainda não tiver procurado, esse é o primeiro passo.
KELLY PINHEIRO
01 de junho, 2018
Sem sucesso, tento engravidar a mais de dois anos. Troquei de médico algumas vezes e só este ano descobri que tenho endometriose, motivo de ter feito recentemente uma cirurgia para sua retirada. Além da endometriose, precisou-se retirar alguns órgãos e constatou-se que não poderei engravidar naturalmente. Tenho quase 40 anos, portanto não tenho muito tempo para tentar o tratamento pelo SUS (embora tenha tentado). Pergunta: quais são as chances de judicialmente conseguir uma decisão a meu favor (para que meu plano se saúde pague esse tratamento)?
Rodrigo Araújo
01 de junho, 2018
Olá Sra. Kelly, Conforme informado pela Dra. Ingrid no artigo acima, houve uma mudança substancial do entendimento do Poder Judiciário sobre esse tema. Até 2016, as chances de se obter uma liminar e de manter essa liminar até o fim do processo eram muito boas. De lá para cá, o Poder Judiciário passou a entender que o plano de saúde não cobre esse tratamento. Não houve nenhuma alteração de Lei nesse período, mas o que antes era considerada uma exclusão abusiva, hoje passou a ser tolerada. Existem, ainda, alguns juízes que entendem que a cobertura é devida, mas é uma ação judicial de risco. Atenciosamente,
maria aparecida normino
23 de maio, 2018
pelo que tenho lido e impossivel eu conseguir fazer inceminacao na minha idade pois tenho 54 ano ja tive dois filhos e morreram tenho um partceiro novo de 29 anos e ele quer um filho eu teria chance?
Rodrigo Araújo
25 de maio, 2018
Chance muito remota.
Simone Ap de Menezes
25 de março, 2018
Gostaria saber existe limite de idade para atendimento pelo SUS para fertilização? Meu processo foi autorizado, em Rio Verde Go porém a Clínica de Reprodução Humana em Goiânia recusou atendimento por ter idade avançada 41 anos. Isto é rocedente? Me chamo Simone AP de Menezes e já venho tentando engravidar há 9 anos.
Rodrigo Araújo
26 de março, 2018
Olá Sra. Simone. Não. Juridicamente a senhora não está no limite de idade, mas cada centro de tratamento no país adota regras próprias com relação a esse limite. O Conselho Federal de Medicina, por exemplo, estabelece a idade de 50 anos como idade limite e, ainda, admite exceções quando justificado pelo médico. Se biologicamente não há impedimento e a gravidez não é de risco, a senhora pode sim discutir essa negativa, ainda que seja através de uma ação judicial. Afinal, imagino que a senhora tenha esperado um bom tempo para conseguir essa aprovação pelo SUS e, se for esse o caso, a culpa pelo fato de a senhora não ter feito antes é do próprio SUS.
Deixe seu Comentário
Preencha corretamente todos os campos
Restam 500 caracteres
Busca
Arquivos
Rodrigo Araújo
Advocacia especializada em Direito à Saúde
Redes Sociais
Endereço
São Paulo/SP
Av. Paulista, 37 - 4º Andar,
Paraíso
Ver Mapa
Precisando de Consultoria Jurídica?
Fale com o Advogado
Restam 500 caracteres